Skip to content

Como Recuperar Arquivos Apagados Do PC: Veja 3 Formas





São diversos os motivos que podem levar o usuário a perder arquivos no PC, como apagar por engano, por conta da formatação ou de algum vírus. No entanto, saiba que tem como recuperar arquivos apagados do PC

É possível fazer isso através do próprio sistema Windows ou do seu Backup, a partir da lixeira, a partir da restauração de versões anteriores e por último, utilizando programas especializados.

Antes das dicas, é importante ter em mente a diferença entre deletar e formatar. Deletar é quando o usuário move o arquivo para a lixeira, mas enquanto não é apagado de fato do sistema, ainda pode ser recuperado.




Formatar é quando o usuário todos os vestígios dos arquivos são apagados por completo. Esse é um caso particular que não é possível recuperar os dados e arquivos, logo, não há de fato o que fazer.

Mas caso os arquivos tenham sido deletados ou só sumiram da vista do usuário, neste artigo vamos apresentar um passo a passo de como recuperar arquivos apagados do PC.

Como Recuperar Arquivos Apagados Do PC: Veja 3 Formas

Como Recuperar Arquivos Apagados Da Lixeira Do PC Com Backup Do Windows

Existem duas maneiras de recuperar os arquivos apagados do PC. A primeira é verificar na Lixeira do computador Windows. Se o usuário não limpou totalmente com a opção “esvaziar lixeira”, há uma grande probabilidade de o arquivo continuar ali.




No entanto, é bom ficar atento a essa opção, pois a Lixeira possui uma capacidade limite que corresponde a uma parte do disco rígido. Ou seja, quando ela fica cheia começa a eliminar os arquivos de forma automática, iniciando pelos mais antigos.

Se a Lixeira não estiver lotada, provavelmente o arquivo estará lá. Para recuperar, basta selecionar o arquivo e escolher “Restaurar” o arquivo selecionado ou “Restaurar todos os elementos”. Os arquivos voltarão para as pastas em que estavam.

Caso não consiga encontrar o arquivo na Lixeira, também é possível restaurar o arquivo apagado do PC através do Backup do Windows. Para fazer o backup basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse, na guia de pesquisa, “Backup e Restauração”;
  2. Selecione o botão “Iniciar”;
  3. Vá em “Painel de Controle”;
  4. Escolha “Sistema e Manutenção”;
  5. Depois “Backup e Restauração”;
  6. Selecione “Restaurar meus arquivos” e siga as etapas do assistente.

Como Recuperar Arquivos Apagados Do PC Restaurando A Partir De Versões Anteriores

Outra maneira para recuperar arquivos apagados do PC é a partir da restauração de versões anteriores. As versões anteriores são cópias dos arquivos e pastas que o Windows salva automaticamente.

É possível visualizar uma lista de versões anteriores disponíveis de arquivos ou pastas. A lista incluirá os arquivos salvos no backup e pontos de restauração que estiverem ativos. Para acessar essa forma de recuperar os arquivos do PC, siga os passos:

  1. Pressione o botão “Iniciar” e em seguida “Computador”;
  2. Procure na pasta que continha o arquivo ou a pasta;
  3. Pressione com o botão direito do mouse e escolha “Restaurar versões anteriores”;
  4. Se a pasta estiver dentro de uma unidade (C:\), pressione com o botão direito do mouse na unidade e escolha “Restaurar versões anteriores” (a pasta voltará à unidade).

Pronto! Dessa forma é possível recuperar os arquivos apagados do PC através da opção Versões Anteriores.

Como Recuperar Arquivos Apagados Do PC Com Programas

Se nenhuma das opções disponíveis pelo sistema Windows resolveram o problema para recuperar os arquivos apagados do PC, saiba que existem programas especializados em recuperar arquivos deletados.

Confira e opções de 3 programas:

O primeiro da lista é da família CCleaner, que possibilita recuperar fotos, músicas, documentos, vídeos, e-mails e outros tipos de arquivo. Possui versão Pro e Free. Suporta versões Windows.

Esse programa possibilita recuperar arquivos apagados da maioria dos dispositivos de armazenamento: disco rígido, USB, cartões de memória, CDs, DVDs, entre outros. Não recupera dados de celular, apenas do PC. Possui versão livre e paga. Suporta versões Windows e Linux.

  • Disk Drill

Esse programa recupera arquivos perdidos do PC Windows e do MacOS. É compatível com 200 tipos de arquivos com vários modos de recuperação. Também é capaz de recuperar conteúdo de celulares Android e iOS. Oferece recuperação de 500MB de dados livre.

Conclusão

Neste artigo foi possível aprender como recuperar arquivos deletados do PC através de três formas diferentes.

A primeira foi a partir da Lixeira do Windows, que pode acontecer dos arquivos estarem lá e também pelo Backup e Restauração, do sistema.

O segundo, através da restauração de versões anteriores do sistema Windows. E por último, apresentamos três programas para PC especializados em recuperar arquivos apagados.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Em caso de dúvidas, busque informações no site oficial da operadora.