Skip to content

Aprenda A Recuperar Fotos Apagadas Do Instagram

Não é incomum que o usuário de uma rede social tenha suas fotos, arquivos ou mensagens apagadas. Na verdade, acontece mais do que parece. Felizmente, tem como recuperar fotos apagadas do Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos internautas, e não é à toa. Afinal de contas a plataforma é interativa, com possibilidades divertidas e descontraídas, capaz de manter um membro ativo por horas.

Dessa forma, uma rede social com tantos membros e com tantas possibilidades, incluiria em seu meio uma forma para recuperar fotos e arquivos apagados, seja por vontade própria do usuário ou sem querer.

Nos próximos parágrafos, o leitor poderá acompanhar um passo a passo de como recuperar fotos apagadas do Instagram.

Aprenda A Recuperar Fotos Apagadas Do Instagram

É Possível Recuperar Fotos Apagadas Do Instagram?

O Instagram foi desenvolvido em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Pouco tempo depois de ser lançado já contava com um número grande de usuários. Conforme a empresa, 800 milhões de pessoas usam a rede social.

O Instagram permite o compartilhamento de fotos e vídeos em formatos diferentes, bem como tempos de visualizações diferentes, alguns conteúdos podem ser vistos por tempo indeterminado, enquanto outros por apenas 24 horas.

Entre as suas funcionalidades estão o Boomerang, os filtros nas publicações, os Stories e Reels. Há também a possibilidade de gravações e transmissões de vídeos ao vivo.

A rede social atende pessoas que querem compartilhar seu cotidiano ou produtores de conteúdo, profissionais de diversas áreas. Além disso, atualmente, o Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas para a publicidade de empresas de todo o mundo.

No Brasil, a plataforma é a mais usada desde 2015. De acordo com o aplicativo, os usuários brasileiros estão acima da média global.

Com tantos usuários e funcionalidades a plataforma precisa oferecer qualidade e segurança aos seus membros. Para isso, é importante oferecer maneiras de recuperar conteúdos caso eles sejam extraviados.

Portanto, é possível SIM recuperar os arquivos deletados da sua rede social, conforme mostraremos a seguir.

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Instagram?

Antes de começar com o tutorial, é importante ressaltar que só é possível recuperar as fotos apagadas do Instagram por um tempo pré-determinado pelo próprio aplicativo.

Ou seja, os stories apagados e que não estão salvos em um arquivo, são direcionados para a pasta “Apagados recentemente”. Eles permanecerão na pasta por até 24 horas. O resto do conteúdo será deletado automaticamente 30 dias depois do primeiro “apagar”.

Os 30 primeiros dias que o Instagram dá de prazo, servem, justamente, para recuperar algo que foi deletado sem a permissão do usuário ou por acidente.

O passo a passo mostra como encontrar a pasta onde os arquivos podem ser recuperados ou deletados de uma vez por todas

  1. Primeiro o usuário deve ir em “Configurações”;
  2. Selecionar “Conta”;
  3. Acessar a pasta “Apagados recentemente”. Nela, o usuário deve abrir a foto que quer restaurar;
  4. Toque nos 3 pontinhos, na parte superior da tela;
  5. Em seguida, selecione a opção restaurar;
  6. O último passo é escolher como deseja receber o código para confirmar a conta e, então, toque em “Avançar”;
  7. Na tela seguinte, digite o código e conclua a recuperação no botão “Confirmar”.

A foto estará disponível e será enviada de volta ao perfil.

Conclusão

É importante ressaltar que o usuário tem um tempo relativamente curto para recuperar suas fotos apagadas do Instagram, por isso, é bom estar atento caso apague por engano algum arquivo.

Outra opção é sempre salvar as imagens em outra pasta fora do aplicativo ou apenas arquivar as imagens. Isso dará mais segurança.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Em caso de dúvidas, busque informações no site oficial da operadora.

Mariana Soek

Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias Digitais. Dedica-se à redação e produção de artigos. Apaixonada por aprender e estudar. Apreciadora das séries e dos livros de suspense e romances policiais.