Skip to content

Como Encontrar Celular Perdido?

Os celulares fabricados pelas diversas empresas da área vêm conquistando cada vez mais funções, funcionando quase como um computador. Assim, perder o aparelho é um grande problema e desespero, pensando nisso vamos mostrar como encontrar celular perdido.

São vários os aplicativos para as mais diversas funcionalidades, o que contribui para as obrigações do dia a dia do usuário. Entretanto, nem sempre é possível escapar de eventualidades que ocasionam a perda ou roubo do aparelho.

Se por acaso isso acontecer, os donos dos celulares não precisam ficar completamente desesperados, pois há maneiras de encontrar os dispositivos, já que existem aplicativos que podem ser baixados nas lojas virtuais da Play Store e App Store, ou então usar serviços de localização de outros aparelhos.

Dessa forma, o conteúdo deste artigo se dedicará a mostrar aos leitores como encontrar um celular perdido ou roubado. Nos tópicos a seguir, apresentamos tutoriais que os usuários podem utilizar para recuperar os aparelhos.

Como Encontrar Celular Perdido?

É Possível Saber A Localização De Um Celular?

É possível saber a localização de uma pessoa através do seu celular, desde que ela tenha escolhido compartilhar a sua localização. Para isso, pode-se usar o Google Maps, o WhatsApp, pelos aplicativos Buscar, exclusivo de dispositivos iOS, e o Encontre meu dispositivo, para celulares do sistema operacional Android.

Como Encontrar Um Celular Perdido Offline?

No caso dos celulares, há a possibilidade de localizá-los mesmo que não estejam conectados à uma rede de internet no momento da perda. A marca Samsung, por exemplo, disponibiliza a ferramenta Galaxy Find Network que, além de celulares, também localiza tablets, relógios e até fones de ouvido.

A Galaxy Find Network funciona através da BLE (Bluetooth Low Energy) que estabelece uma comunicação criptografada entre dispositivos Galaxy da Samsung. Para essa ferramenta funcionar, os aparelhos perdidos devem estar com o recurso de localização offline ativo.

Quando um celular Galaxy fica sem conexão com a internet, ou seja, offline, por mais de meia hora, ele envia sinais por Bluetooth a outros dispositivos Galaxy que estiverem próximos.

Assim, os dispositivos perdidos são reportados no SmartThings Find, e os aparelhos Galaxy próximos com a função de localização offline habilitada recebem o sinal, enviam as informações de localização para a Samsung, e a própria empresa comunica aos proprietários dos celulares perdidos o local em que se encontram.

A marca garante que todas as informações são criptografadas, garantindo a segurança dos dados de todos os usuários envolvidos no processo de localização.

O recurso de localização offline compatível com o SmartThings Find e o Galaxy Find Network pelo BLE está disponível para os seguintes dispositivos:

  • Smartphones e tablets Galaxy com sistema operacional Android 8 ou superior;
  • Relógios Galaxy Watch com Tizen 5.5 ou superior;
  • Fones de ouvido das versões Galaxy Buds+, Buds Live e versões mais recentes.

Como Achar O Celular Que Sumiu?

Celulares perdidos ou roubados podem causar apreensão nos proprietários por conta das informações e dados contidos no dispositivo. Por isso, as pessoas buscam, cada vez mais, restringir o aparelho para que terceiros não tenham acesso a dados sensíveis.

Nos celulares Android, o recurso Encontre Meu Dispositivo permite não apenas a localização do aparelho, como também apagar os dados armazenados na memória do celular.

No entanto, o celular deve cumpri alguns requisitos para que seja localizado através dessa ferramenta:

  • Estar ligado;
  • Estar logado em uma conta Google;
  • Estar conectado à internet;
  • Estar visível no Google Play;
  • Ter a opção de localização ativada;
  • Estar com o Encontre Meu Dispositivo instalado e ativado.

O tutorial a seguir mostra a maneira como localizar o celular pelo Encontre Meu Dispositivo:

  1. Acessar o Encontre Meu Dispositivo com a mesma conta Google do celular perdido;
  2. Selecionar o celular na lista que aparecer.

Ao cumprir com essas etapas, o celular usado na localização receberá uma notificação, e no mapa do Encontre Meu Dispositivo será exibida a última localização do dispositivo. O usuário poderá tocar um alarme por cinco minutos para identificar onde o aparelho está.

Com isso, a opção de apagar dados fica disponível. Contudo, essa última só é indicada em casos em que não houver possibilidade de recuperar o celular perdido.

Conclusão

Reunimos neste artigo informações sobre como encontrar celulares perdidos. Dessa forma, ao seguir os passos descritos neste conteúdo, os proprietários possuem algumas possibilidades de recuperar seus dispositivos.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço, e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.

Enzo Carlos Pagliarini
Redator

Graduado em Letras pela UNESP de Araraquara com interesse por contar histórias, escrita e esportes eletrônicos. Atua como redator freelancer desde 2021.