Skip to content

Passo A Passo Para Recuperar Arquivos Apagados Do Pen Drive

Especialmente antes do armazenamento na nuvem, o pen drive era uma das maneiras mais usadas para arquivar e guardar arquivos. Porém, assim como outros meios ele não é 100% seguro e é importante entender como recuperar arquivos apagados do pen drive.

O pen drive é um recurso mais utilizado quando não se tem acesso à internet. Porém, ele pode apresentar falhas e causar estresse em seus donos. No entanto, é possível sim recuperar arquivos apagados do pen drive. Só precisa de paciência e um bom passo a passo.

Os arquivos perdidos podem ser recuperados de algumas maneiras, tanto com o suporte de um programa, quanto usando outros métodos.

Neste artigo, o leitor conhecerá as duas maneiras de fazer isso, assim poderá escolher qual é a mais eficiente para si. Ou então, pode tentar das duas formas e decidir qual prefere. É só acompanhar o passo a passo!

Passo A Passo Para Recuperar Arquivos Apagados Do Pen Drive

É Possível Recuperar Arquivos Apagados Do Pen Drive?

Com a tecnologia e o desenvolvimento de ferramentas online como a Nuvem, os pen drives deixaram de ser usados com tanta frequência. O que não significa que são inúteis ou que foram completamente descartados.

Esses dispositivos são utilizados, normalmente, para armazenar, transferir ou fazer backup de arquivos como fotos, vídeos e documentos do Office. Porém, os conteúdos hospedados nele podem se perder e a recuperação é trabalhosa, pois não há um lixeiro onde elas ficam por um tempo.

No entanto, é possível, sim, recuperar esses arquivos.

A causa mais frequente da perda de arquivos do pen drive é não intencional. Porém, também pode ocorrer formatação do disco rígido, falha do dispositivo de armazenamento e ataque de vírus.

Programa Para Recuperar Arquivos Apagados Do Pen Drive

Uma das formas de recuperar arquivos apagados do pen drive é utilizando um programa de recuperação de dados de terceiros.

A principal opção é o “EaseUS Data Recovery Wizard”. Um programa para restaurar pastas e arquivos deletados permanentemente em qualquer tipo de dispositivo de armazenamento, usando apenas 3 passos.

O primeiro passo é acessá-lo. Em seguida, conectar o pen drive em uma das entradas do computador.

  1. Para abrir o programa, o usuário deve ir em “Dispositivos e unidades”, selecionar o pen drive e escolher “Verificar”;
  2. O pen drive será digitalizado com uma busca pelos arquivos deletados. Assim que eles forem encontrados serão exibidos nos resultados “Arquivos apagados”;
  3. Ao localizar os arquivos é só escolher os desejados e selecionar a opção “Recuperar”.

Pronto! O usuário já terá seus arquivos recuperados e salvos no próprio pen drive.

Como Recuperar Arquivos Do Pen Drive Sem Programa

A recuperação dos arquivos de um pen drive sem o auxílio de um programa pode ser um pouco mais complicada, no entanto, também é possível. Porém, esse método só irá funcionar se o usuário já tiver feito backup dos seus arquivos.

Confira o passo a passo a seguir:

  1. O usuário deve ir até “Painel de Controle”, depois “Sistema e Manutenção”, e então “Backup e Restauração”;
  2. Em seguida, selecionar “Restaurar meus arquivos”;
  3. Depois, ir em “Procurar pastas” para selecionar o backup já criado;
  4. É preciso escolher um local para salvar o backup;
  5. Depois é só aguardar a conclusão do processo de restauração. Então, todos os arquivos ou pastas aparecerão no PC no local original, ou em um novo local.

Conclusão

Apesar de geralmente os arquivos do pen drive serem apagados por escolha própria, há a possibilidade de perder arquivos por outros motivos, por isso, é importante saber como recuperar arquivos apagados do pen drive. Assim já sabe o que fazer caso aconteça.

É importante ressaltar que as duas maneiras, com ou sem um programa de recuperação, são eficientes e funcionam, basta escolher a que preferir para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Em caso de dúvidas, busque informações no site oficial da operadora.

Mariana Soek

Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias Digitais. Dedica-se à redação e produção de artigos. Apaixonada por aprender e estudar. Apreciadora das séries e dos livros de suspense e romances policiais.